Receitas e Dicas

Frutas na Alimentação

frutas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve consumir-se entre 3 a 5 porções de fruta (ou 400 gramas) ao dia, dependendo da idade e necessidades de cada pessoa. É
importante consumir diferentes tipos de fruta. A fruta é uma peça fundamental na alimentação e deve ser consumida diariamente. É ela que fornece vitaminas, sais minerais, diferentes fibras
alimentares.
A fruta é um importante integrante da alimentação saudável e seu consumo regular está associado à diminuição de mortalidade e redução da ocorrência de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, possui alto valor nutricional, na maioria das vezes baixo valor calórico, possui geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas é um instrumento essencial na ajuda do controle de peso e combate da obesidade. Como escolher a fruta:

• Abacate, deve ter a casca bem lisa, fina e verde. Aperte-o suavemente deve estar firme.

• Abacaxi deve ter perfume agradável, adocicado. Ao pressionar com os dedos não deve estar muito duro. A casca deve ser dourada, puxe uma folha da coroa: se sair fácil, está bem maduro.

• Banana o ideal é comprar frutas firmes, livre de partes moles ou machucados, e com casca amarela e pequenas manchas. Se não for consumir de imediato escolha as que estão ligeiramente verdes.
• Laranja deve ser média, com a pele lisa e brilhante, se a ponta estiver dura, é sinal de ter pouco suco.

• Maçã escolha com a pele lisa, fina, brilhante, sem manchas escuras ou partes moles. Quanto mais vermelha a maçã, mais doce.

• Mamão amadurece muito rápido. Deve ser firme, sem amassados, com a casca lisa e de coloração alaranjada.

• Manga prefira as bonitas, com consistência firme e macia. Prefira as mais perfumadas se for consumir no dia.

• Melão escolha os com casca firme, coloração viva e livre de rachaduras. Quando comprimido nas extremidades se for bom e maduro cede à pressão dos dedos.

• Morangos o ideal é que estejam firmes, vermelhos com brilho e perfume característicos, sem amassados é claro.

• Pera se está ligeiramente macia, cede um pouco ao toque, deverá estar doce, saborosa. Se o cabinho sai fácil, está bastante madura, pronta para comer no dia.

• Pêssego deve prefira à fruta de casca firme, mas não dura, quando está maduro exala perfume

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