Alimentos para melhorar o humor

Alimentos para melhorar o humor - Supermercado de Angelina

Sabia que a alimentação influencia no seu humor? Para garantir o bom o humor, deve-se aumentar o consumo de alimentos como castanha do Pará, leite e semente de abóbora, pois eles são ricos em triptofano, uma substância que participa na formação da serotonina, que é essencial para manter o bom humor.

A serotonina é uma substância muito importante para o cérebro e a sua falta está relacionada com irritabilidade, transtornos do humor, depressão, sonolência e cansaço. Além da serotonina, minerais como cálcio e magnésio, e as vitaminas C e do complexo B também atuam combatendo o estresse e prevenindo o cansaço. Esses nutrientes estão presentes principalmente no leite e derivados e em frutas cítricas, como a laranja e o limão.

Outros alimentos para melhorar o humor são os aqueles ricos em triptofano, cálcio, magnésio, selênio, zinco, vitamina C e vitaminas complexo B, como:

  1. Leite e derivados;
  2. Ovos;
  3. Carnes, peixes e frutos do mar;
  4. Sementes de abóbora, girassol e aveia;
  5. Oleaginosas como castanha-de-caju, castanha do Pará, amêndoas, amendoim e nozes;
  6. Frutas como abacaxi, abacate, banana, laranja, tangerina e maracujá;
  7. Vegetais verde-escuros como espinafre, couve e brócolis;
  8. Feijão, ervilha e grão-de-bico;
  9. Chocolate, principalmente chocolate amargo.

Dietas pobres em carboidratos prejudicam o humor porque diminuem a produção de serotonina. Por isso, é importante ter uma alimentação balanceada, onde todos os nutrientes estão presentes.

Fonte: Tua Saúde