Harmonizando com cerveja

Harmonizando com cerveja - Supermercado de Angelina

Você já deve ter ouvido falar sobre a harmonização da cerveja com alimentos. O processo de harmonização consiste em unir cervejas e comidas que não sobreponham suas características ligadas ao paladar um sobre o outro.

O site Homini Lúpulo criou um guia bem legal, para você aprender como é feita a harmonização de cervejas e quais tipos combinam com quais alimentos, assim você não perde o sabor de nada! Confira:

Pilsen
A cerveja Pilsen requer pratos leves, com alimentos que não sejam muito temperados ou com sabores fortes para não quebrar o sabor da cerveja.

Harmoniza com: Pasteis, aperitivos não gordurosos como queijo, azeitona, mandioca, nozes, castanha, castanha do Pará, amêndoas e amendoim, alguns frutos do mar como camarão, lagosta e peixes.

 

IPA
Combinam com alimentos mais temperados e gordurosos. Uma boa pedida para acompanhar um churrasco é uma IPA.

Harmoniza com: Carnes como bisteca, costelinha suína e bovina, alcatra, linguiça, pizzas, nachos, pimentões recheados e salmão.

 

Weiss – Cerveja de trigo
A harmonização de cervejas de trigo é um pouco mais complexa, já que existem tipos variados. Elas podem combinar desde comida mexicana bem apimentada até saladas leves e comidas de boteco.

Harmoniza com: Nachos, taco, chilli, saladas temperadas ou não, quibes, pasteis, queijo, salame, azeitona, mandioca frita, salsicha.

 

American Pale Ale
Esse tipo de cerveja, que possui um teor de amargor mais alto, combina com diferentes tipos de alimentos e de carnes, que variam de frutos do mar a frango assado, hambúrguer e frituras.

Harmoniza com: Frutas como abacate em pratos como guacamole, amêndoas, amendoim, castanhas, carne com chilli, taco, burritos, pimentão recheado, pizza de calabresa e bolo de carne.

Como você viu, no geral são alimentos mais fortes e temperados.

 

Malzbier
A Malzbier combina bastante com alimentos doces.

Harmoniza com: sobremesas como Appfeltrudel, cheesecake, chocolates, pizzas doces, sorvetes, tortas de frutas, em especial de frutas vermelhas, morango e maçã.

 

Amber Lager
A harmonização de cervejas do tipo Amber Lager é bem versátil. Sua cor pode variar bastante, bem como os tipos de malte e lúpulo, podendo ser mais ou menos amargas combinando com pratos e petiscos variados.

Harmoniza com: Frango assado, frito ou grelhado; carne branca, como peru, peixe e frango; carnes pouco gordurosas e vermelhas, como churrasco; Siri e Salpicão.

Já os petiscos que mais combinam com a Amber Lager são: Amendoim, castanhas amêndoas, batata frita, mandioca frita, linguiça, calabresa, pizza, hambúrguer, castanha de caju e nozes.

 

Porter
A harmonização de cervejas mais escuras é também bastante versátil. Ela combina com doces, carnes e petiscos.

Harmoniza com: Carnes não tostadas, mas bem passadas principalmente quando regadas ao molho barbacue ou quando são mais apimentadas. Alguns tipos de queijo como o gorgonzola, o gouda e o parmesão. Sobremesas como mousse de chocolate ou de frutas mais fortes, como maracujá, bolos e tortas de chocolate, frutas vermelhas, tortas de framboesa, amora e morango, harmonizam muito bem.

 

Que tal colocar em práticas essas dicas? Aqui no de Angelina temos um incrível variedade de tipos de cerveja além do nosso growler station onde você bote levar seu chope geladinho para casa. Experimente!

*Beba com moderação.