Pizza por favor!

Pizza por favor! - Supermercado de Angelina

Sabia que dia 10/07 é comemorado o Dia da Pizza? E por mais que muitos acreditem que a pizza nasceu na Itália, estudos indicam que há mais de seis mil anos atrás, hebreus e egípcios já produziam pães que tinham como base a receita da pizza.

Mas de onde surgiu o Dia da Pizza?

Em 1985 foi realizado um concurso estadual em São Paulo que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. O então secretário de turismo Caio Luís de Carvalho, empolgado com o sucesso do evento, escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

Pra comemorar esse dia, nada melhor que uma boa pizza, né? Então anota aí uma receita para você fazer uma massa de pizza caseira deliciosa!

INGREDIENTES

  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 740 g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 ½ xícaras (chá) de água morna
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para untar a tigela

MODO DE PREPARO

Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos.

Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante.

Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar.

Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.

Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume.

Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo; transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções.

COMO ARMAZENAR, CONGELAR E DESCONGELAR

Utilize a seguir ou, se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar.

Fonte: panelinha.com.br