Atenção com o excesso de açúcar!

Atenção com o excesso de açúcar! - Supermercado de Angelina

O açúcar comum (sacarose) é um carboidrato encontrado tanto em alimentos in natura quanto nos industrializados. Os riscos do seu consumo em excesso são vários, como o aumento das chances de desenvolver cárie, obesidade e diabetes.

Por isso, a ingestão dessa substância deve controlada ao máximo. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), apenas 10% do total de calorias consumidas diariamente devem ser provenientes do açúcar. Uma dieta saudável e ideal deve restringir-se a 5%. Isso significa que o ideal é que uma pessoa consuma 25 gramas por dia ou, no máximo, 50 gramas.

Conheça alguns dos seus principais malefícios:

– Diabetes;

– Aumento de caries;

– Obesidade;

– Dor de cabeça e enxaquecas;

– Aumento de acnes;

– Deficiências nutricionais;

– Envelhecimento precoce da pele.

Senso assim, é fundamental realizarmos uma avaliação rigorosa dos alimentos que consumimos e também sobre nossos hábitos de vida. É importante ter uma alimentação variada, com poucos produtos industrializados, livre de excessos e praticar exercícios físicos regularmente.

Quando sentir aquela vontade de comer um docinho, opte por frutas ou doces sem açúcar. Hoje já é possível encontrar uma grande variedade de chocolates funcionais e outros doces tradicionais feitos de maneira mais saudável.

Fontes:
mundoeducacao.bol.uol.com.br
www.natue.com.br