Benefícios do cacau

Benefícios do cacau - Supermercado de Angelina

O cacau é o fruto do cacauzeiro e é com a semente dele que produzimos o nosso amado chocolate! A polpa do cacau também é deliciosa e pode ser consumida em vitaminas e sucos, trazendo diversos benefícios para a saúde.

Um dos mais conhecidos benefícios é o de melhorar o humor! Ele estimula a produção de dopamina e serotonina, que são hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar, reduzindo assim o estresse e ajudando a relaxar.

O cacau também age como estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, te deixando acordado!

É uma ótima fonte de magnésio, pois 50 gramas de cacau contêm aproximadamente 275 mg desse nutriente. No entanto, é essencial ressaltar que a concentração de cacau varia muito entre os diversos tipos de chocolate disponíveis no mercado. Por isso, é importante optar por chocolates com alto teor de cacau.

O cacau é um alimento riquíssimo em flavanoides, um conhecido antioxidante natural. Esse antioxidante possui a propriedade vasodilatadora, facilitando a circulação sanguínea e estabilizando a pressão arterial. Portanto, o cacau é um alimento que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e são excelentes para a saúde da pele, combatendo os radicais livres, que causam o envelhecimento precoce.

Mas lembre-se, cacau e chocolate são coisas diferentes. O cacau é o componente com baixo nível de gordura dos grãos finamente moídos. Estes grãos, conhecidos como massa de cacau, também são compostos por manteiga de cacau, que é um produto não lácteo, de origem natural.

Já o chocolate é um alimento feito com base no grão fermentado e torrada do cacau, sendo comumente adicionado leite e açúcar.