Você já conhece a Kombucha? – Dicas da nutricionista Mônica Oss-Emer

Você já conhece a Kombucha? – Dicas da nutricionista Mônica Oss-Emer - Supermercado de Angelina

Em homenagem ao Dia Nacional da Saúde e Nutrição, hoje temos uma dica especial da nutricionista Mônica Oss-Emer (CRN 10 6014).

A Kombucha é uma bebida doce fermentada de origem asiática, que consiste em um chá fermentado, podendo ser produzida através do chá verde ou chá preto ou ambos juntos. Ela é o resultado da fermentação de uma associação simbiótica de bactérias e leveduras benéficas ao nosso organismo.

Suas principais propriedades são: antimicrobiana, devido ao ácido acético, antioxidantes pelo conteúdo de polifenóis e ácido ascórbico, anti-hiperglicêmicos e anti-hiperlipêmicos.

Indicação de consumo: 1 copo de 200ml pela manhã em jejum.

Também pode ser consumida como substituto do refrigerante, devido ao seu alto grau de carbonatação, sendo uma alternativa mais saudável.

Nela existem presença de leveduras e bactérias positivas que podem trazer benefícios a nossa saúde em geral e principalmente intestinal, Sua ação deve-se uma vez que as leveduras hidrolisam a sacarose (açúcar) de base do chá em frutose e glucose, as bactérias convertem a glucose em ácido glucónico, a frutose em ácido acético e a presença desse ácido estimula as leveduras a produzir etanol.

Portanto, tanto o etanol como o ácido acético, apresentam atividade antimicrobiana contra bactérias patogênicas no nosso organismo, o que significa que o ambiente fermentativo da Kombucha tem a capacidade de inibir o desenvolvimento de microrganismos contaminantes.