Benefícios do Cranberry e da Castanha do Brasil – Dicas da nutricionista Mônica Oss-Emer

Benefícios do Cranberry e da Castanha do Brasil – Dicas da nutricionista Mônica Oss-Emer - Supermercado de Angelina

Hoje teremos uma matéria especial feita pela nutricionista Mônica-Oss Emer (CRN 10 6014), sobre os benefícios do Cranberry e da Castanha do Brasil.

 

Cranberry

O cranberry (Vaccinum macrocarpon) é um fruto da família Ericaceae, originário da América do Norte. O fruto, que tem crescido comercialmente pelo sabor e propriedades benéficas à saúde, é comercializado nas formas: fruto desidratado, suco, chá e cápsulas contendo o extrato seco.

Dentre as substâncias benéficas presentes em sua composição, pode-se citar proantocianidinas; ácido cumarínico; ácidos fenólicos, como o ácido benzoico e o ácido caféico; flavonóides, como quercetina e miricetina .

A ação desta planta está relacionada ao tratamento de doenças do trato urinário, por possuir substâncias que inibem a adesão bacteriana ao epitélio do trato urinário, dificultando sua proliferação e reprodução.

Indicação diária: 30g por dia.

 

Selênio

O selênio (Se) é um micronutriente considerado essencial para o corpo humano devido à sua participação em importantes funções metabólicas, bem como no sistema imunológico, no metabolismo hormonal da tireoide, em neoplasias e em doenças cardiovasculares. Também possui propriedades antioxidantes.

Seu papel na distribuição do hidroperóxido, através da glutationa peroxidase, serve para esclarecer a inter-relação entre vitamina E e cisteína como precursores da glutationa.

Encontra-se, principalmente, na Castanha do Brasil.

Indicação de consumo: 02 unidades por dia.