Alimentos ricos em cálcio

Alimentos ricos em cálcio - Supermercado de Angelina

O cálcio é fundamental para a nossa saúde, ele ajuda a melhorar a estrutura dos ossos, dos dentes, a coagulação sanguínea e a contração muscular.

Pessoas com osteoporose ou com histórico na família, devem ter uma alimentação rica em cálcio, assim como também crianças e mulheres na fase da menopausa.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde é que a ingestão diária alcance os 1000 mg por dia para o adulto saudável.

Quando falamos em cálcio, a primeira coisa em que pensamos é em leite, e não é à toa, pois ele é a principal fonte desse mineral.

Existem outros alimentos que não possuem leite e são ricos em cálcio, especialmente para pessoas com intolerância à lactose, síndrome do intestino irritável ou que seguem uma dieta veg. Se ingeridos em quantidades adequadas, eles são capazes de fornecer a dose diária que precisamos.

Exemplos de alimentos ricos em cálcio sem leite:

  • Soja;
  • Feijão-branco;
  • Cereal matinal de milho;
  • Folhas escuras como rúcula;
  • Gergelim;
  • Chia;
  • Grão-de-bico;
  • Brócolis;
  • Amêndoa;

Entre as frutas também encontramos o mineral em algumas como:

  • Figo seco;
  • Tâmara;
  • Damasco;
  • Tangerina;
  • Açaí;
  • Ameixa seca.

O ideal sempre é procurar um profissional com experiência para montar a melhor dieta para você.