Cuidado com o excesso de sal

Cuidado com o excesso de sal - Supermercado de Angelina

Precisamos tomar cuidado com o excesso de sal, ele dá um gostinho a mais nas comidas mas o seu consumo exagerado pode ser prejudicial a saúde.

Muitas pessoas adoram pesar a mão na hora de colocar sal na comida mas é preciso dar uma maneirada.

Segundo dados do Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, o consumo exagerado de sódio está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e renais e outras doenças, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil.

A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal.

Estudos apontam que os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade.

É importante lembrar que o sódio não está presente apenas no sal de cozinha, ele também está nos alimentos, bebidas como refrigerantes e sucos industrializados, nos doces, adoçantes, fermentos e realçadores de sabor.

Para diminuir o sódio na sua vida, o principal é reduzir o sal. Você pode começar diminuindo a quantidade até conseguir tira-lo por completo.

Use menos temperos prontos e opte por temperos naturais como ervas e se já há um tempero na mistura, não tem por que colocar mais sal, né?

Comece a prestar atenção nas embalagens dando preferência para produtos com menos sódio e também não leve mais o saleiro para a mesa!