Frutas na Alimentação

Frutas na Alimentação - Supermercado de Angelina

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), deve consumir-se entre 3 a 5 porções de fruta (ou 400 gramas) ao dia, dependendo da idade e necessidades de cada pessoa. É
importante consumir diferentes tipos de fruta. A fruta é uma peça fundamental na alimentação e deve ser consumida diariamente. É ela que fornece vitaminas, sais minerais, diferentes fibras
alimentares.
A fruta é um importante integrante da alimentação saudável e seu consumo regular está associado à diminuição de mortalidade e redução da ocorrência de doenças crônicas, como as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, possui alto valor nutricional, na maioria das vezes baixo valor calórico, possui geralmente altos índices de fibras, água e vitaminas é um instrumento essencial na ajuda do controle de peso e combate da obesidade. Como escolher a fruta:

  • Abacate, deve ter a casca bem lisa, fina e verde. Aperte-o suavemente deve estar firme.
  • Abacaxi deve ter perfume agradável, adocicado. Ao pressionar com os dedos não deve estar muito duro. A casca deve ser dourada, puxe uma folha da coroa: se sair fácil, está bem maduro.
  • Banana o ideal é comprar frutas firmes, livre de partes moles ou machucados, e com casca amarela e pequenas manchas. Se não for consumir de imediato escolha as que estão ligeiramente verdes.
  • Laranja deve ser média, com a pele lisa e brilhante, se a ponta estiver dura, é sinal de ter pouco suco.
  • Maçã escolha com a pele lisa, fina, brilhante, sem manchas escuras ou partes moles. Quanto mais vermelha a maçã, mais doce.
  • Mamão amadurece muito rápido. Deve ser firme, sem amassados, com a casca lisa e de coloração alaranjada.
  • Manga prefira as bonitas, com consistência firme e macia. Prefira as mais perfumadas se for consumir no dia.
  • Melão escolha os com casca firme, coloração viva e livre de rachaduras. Quando comprimido nas extremidades se for bom e maduro cede à pressão dos dedos.
  • Morangos o ideal é que estejam firmes, vermelhos com brilho e perfume característicos, sem amassados é claro.
  • Pera se está ligeiramente macia, cede um pouco ao toque, deverá estar doce, saborosa. Se o cabinho sai fácil, está bastante madura, pronta para comer no dia.
  • Pêssego deve prefira à fruta de casca firme, mas não dura, quando está maduro exala perfume