Orientações nutricionais

Orientações nutricionais - Supermercado de Angelina
  1. Evite  o   consumo   de   gordura  trans  – presente,  principalmente,   em   alimentos    industrializados   como:    sorvetes,   pães,   biscoitos,   pipoca    de micro-ondas, batata frita e bolos industrializados.
  2. Evite o consumo de carboidratos refinados como: pão branco, arroz polido, massas e biscoitos.
  3. Evite o consumo de alimentos industrializados, adicionados de aditivos (corante e conservantes). Prefira alimentos naturais.
  4. Evite o consumo exagerado de carne vermelha. Prefira as carnes magras (retire toda gordura que puder), frango sem pele e peixe.
  5. Evite o consumo exagerado de café.
  6. Evite a ingestão de líquidos durante as refeições.
  7. Consuma de 4 a 5 porções de legumes/folhas por dia (rodiziar).
  8. Prefira alimentos integrais ricos em fibras: Substitua alimentos refinados por grãos e cereais integrais (arroz integral, feijões, grão de bico, lentilha e ervilha).
  9. Fracione sua alimentação em 5 ou 6 refeições por dia. Evite pular refeições e/ou consumir grande volume de alimentos em uma única refeição.
  10.  Consuma de 3 a 5 frutas por dia, esses alimentos além de serem ricos em fibras, são fontes de vitaminas e minerais.
  11. Evite o consumo exagerado de sal.
  12. Consuma pelo menos 2 litros de água durante o dia, evitando que você tenha sede nos momentos das refeições.
  13. Pratique alguma atividade física. Evite o sedentarismo.
  14. Procure não realizar suas refeições assistindo televisão, lendo, utilizando o computador ou outro tipo de atividade. Você perde a noção da quantidade que está ingerindo, além de que você precisa de um ambiente tranquilo para realizar suas refeições.
  15. Quando estiver com muita vontade de comer doces, prefira as frutas secas (damasco, uva passa, ameixa seca) e os alimentos ricos em fibras. Estes darão maior saciedade e são mais saudáveis que os outros doces.
  16. Procure iniciar suas refeições com um prato de saladas, as fibras provocam saciedade, com isto você consumirá menor quantidade de outros alimentos mais calóricos.
  17. Substitua os temperos prontos e industrializados (caldo de carne, galinha, entre outros) por produtos naturais como: salsa, cebolinha, orégano, etc.
  18. Tempere sua salada com azeite de oliva extravirgem, limão, e cheiro verde.
  19. Procure tomar o café da manhã, isso evita o consumo de um maior volume de alimentos em outras refeições.
  20. Procure manter o peso adequado.

 

Nutricionista: Nilcenéia A.S. Volpato/CRN 5371